quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

"Com Jardim, vão estar na luta com os grandes"

Só passaram quatro meses desde que Pizzi se despediu à pressa de Braga para voar para Madrid, e as saudades já batem forte. O candidato a sucessor de Futre e Simão Sabrosa no ataque do Atlético de Madrid segue atentamente o campeonato português e, numa entrevista exclusiva a O JOGO, fez a projecção do jogo Braga-Paços de Ferreira, não poupando nos agradecimentos aos dois clubes.

Vai torcer por Braga ou Paços de Ferreira?

É complicado responder; são dois clubes muito especiais. O jogo é no AXA? Então, o Braga é claramente favorito e espero que ganhe. Sou adepto do Braga e tenho muito carinho por aqueles adeptos. Pelo Paços de Ferreira, estreei-me na I Liga; pelo Braga, aprendi quase tudo nos juniores, depois de ter dado o salto do Bragança. E os empréstimos só foram para meu benefício.

Na época passada, o Paços de Ferreira venceu duas vezes em Braga, para a Taça da Liga e para o campeonato. Receia uma repetição?

E até cheguei a marcar no jogo da Taça da Liga; no outro, não joguei. Se é possível uma repetição? É sempre possível. Todas as equipas da I Liga podem causar surpresas. Depois da vitória na Liga Europa, o Braga está confiante e com muita vontade de vencer o Paços para chegar mais próximo do Marítimo. Já o Paços vai estrear um treinador novo e a motivação dos jogadores será elevada, mas estou convencido de que o Braga vence.

O Braga é um capítulo fechado na sua carreira?

Nada na vida é um capítulo fechado. Os dois jogos que fiz pela equipa profissional ainda esta época souberam a pouco, e por isso conto regressar a Braga. Gostaria de ter marcado mais golos e de fazer mais assistências; enfim, dar mais alegrias aos adeptos.

Se tivesse ficado, qual seria a sua posição: extremo-esquerdo ou médio-ofensivo [10]?

Seria um 10. Leonardo Jardim não me disse nada, mas fui-me apercebendo disso durante a pré-época. Ele via em mim potencial para jogar como médio-ofensivo.

Que jogo guarda na memória?

Contra o Rio Ave, era a minha estreia e tudo saiu bem. O jogo com o Marítimo também foi especial, porque era a minha despedida de Braga.

Que opinião tem de Leonardo Jardim?

É um treinador jovem, com ambição, e dava-me muita confiança. Se eu tivesse ficado, estou certo de que me iria ajudar muito como jogador.

É verdade que ele é um treinador fechado, pouco conversador?

É um exagero dizer isso. Até brinca bastante com os jogadores. Tem uma diálogo aberto com todos e tem o cuidado de falar em particular com qualquer um em caso de necessidade.

Tendo cumprido a pré-época toda pelo Braga, como avalia o plantel?

É um plantel muito forte, dotado de bons jogadores, cheios de qualidade. Com a qualidade do míster Leonardo Jardim, vai fazer um campeonato muito positivo e intrometer-se na luta dos grandes.

No seguimento da sua transferência, Fran Mérida chegou a Braga por empréstimo. O que lhe dizem em Madrid sobre este médio-ofensivo?

Dizem que é um excelente jogador, tem muita qualidade e um pé esquerdo maravilhoso. No Atlético, não tinha as oportunidades que pretendia e aceitou ser emprestado. Já assisti a alguns jogos dele, contra o FC Porto, por exemplo. Vai triunfar. Só precisa de tempo para se adaptar a um futebol e uma cultura diferentes.

Fonte: O Jogo

Sem comentários:

Enviar um comentário